domingo, 17 de setembro de 2017

Teófilo Otoni...e Nós Com Isso! * Antonio Cabral Filho - RJ

História do Município de Frei Inocêncio

2 - Teófilo Otoni... e nós com isso!
"
-wikipedia-


Nos anos de 1.820-30, Teofilo Otonni foi o visionario da ideia de transformar os rios locais em vias que levassem `a saida para o mar. Ele fundou a Companhia Filadelfia com a intencao de transformar o Rio Mucuri, em uma estrada fluvial. O nome Filadelfia tinha vinculos com os ideais politicos do Teofilo em nossa Historia. Filadelfia foi onde algumas ideias da constituicao americana foram fermentadas.
Ele liderou a Revolucao Constitucionalista, em 1.842, por causa do despotismo dos conservadores no poder. Esta foi a revolta a favor da antecipacao e manutencao da maioridade de Pedro II, aos 14 anos de idade.
A partir do Serro, e atraves de Minas Novas, ele implantou o nucleo que acabou resultando no surgimento do distrito de Filadelfia, atual Cidade deTeofilo Otoni. O Projeto Filadelfia tambem foi responsavel pelo surgimento de outros distritos que evoluiram para cidades. Uma dessas eh Nanuque e, possivelmente, Itambacuri.
Naquele tempo em que nao havia ainda uma total consciencia de brasilidade ou uma unidade nacional, as cabecas dos mineiros estava muito atenta `a necessidade de Minas Gerais possuir uma saida para o mar. Independente do Rio de Janeiro, Sao Paulo e mesmo de Vitoria. Era um grande temor pensar que o Brasil fosse ter o mesmo destino que o territorio espanhol, que dividiu-se em varios paises. Nesse caso, se Minas Gerais nao encontrasse uma saida para o mar ficaria refem dos outros.
Ao longo de nossa Historia surgiiram ideias como a compra ou troca de territorio com a Bahia. Nao esta nos livros de Historia mas parece-me que, nao tanto tempo atras assim, um coronel desses peitudos que gracavam em Minas Gerais juntou a jaguncama dele e invadiu o palacio de governo do Espirito Santo. De la enviou um telegrama avisando ao governador que o problema ja estava resolvido, que o Espirito Santo era nosso. Foi preciso que o governador usasse de toda a diplomacia para evitar consequencias maiores.
Em meu tempo de crianca os mapas de Minas Gerais vinham com uma subdivisao. A area ao norte do leito do Rio Doce era marcada com um Zona Litigiosa. Era reinvindicada pelo Espirito Santo mas isso foi resolvido gracas `a preferencia que Minas deu por transformar Vitoria em seu porto maritimo. O Espirito Santo cedeu quanto a suas reinvindicacoes enquanto Minas Gerais injetou desenvolvimento economico por causa do imenso fluxo das exportacoes minerais, particularmente a de ferro.
Ha que se fazer tambem mais uma mencao honrosa aos muitos rios que partem da nossa regiao. Um dos maiores problemas que se espera enfrentar da segunda metade do seculo XXI em diante sera a escassez de agua doce no planeta. Eh o tempo, entao, de planejar-se o melhor aproveitamento desses rios e enxergar neles o potencial economico que terao.
Em regioes mais ricas do planeta eles ja teriam dezenas de represas produzindo energia eletrica. Suas aguas estariam irrigando todo o Nordeste Mineiro, Sul Bahiano e Norte do Espirito Santo. As aguas seriam multiplicadas com o multiuso. Ou seja, pode-se usa-las nas cabeceiras para o criatorio de peixes. As represas produziriam energia mas tambem regulariam o fluxo recolhendo aguas nos anos chuvosos e deixando-as correr mais, nos anos de falta.
A irrigacao poderia ser feita por gotejamento, explorando-a da melhor maneira possivel em culturas que exijam menos aguas. Enfim, planejando-se com antecedencia e consciencia esta se tornaria a regiao prometida.
A regiao deve equivaler ao tamanho de 2 ou aos 3 estados da Regiao Sul do Brasil. Eh uma regiao de contrastes, envolvendo extremas pobrezas e riquezas ao mesmo tempo. Tudo pode produzir e esta numa area ainda pouco ocupada. Em torno dela estao as regioes metropolitanas de Salvador, Vitoria, Rio de Janeiro e nao muito distantes, Belo Horizonte, Brasilia e Sao Paulo. Somadas, sao pelo menos 40 milhoes de consumidores apenas nessas regioes metropolitanas.
Outra particularidade, a regiao esta em contato direto com o mar e sua ligacao com ele pode ser feita pelo proprios rios. Do outro lado do Oceano Atlantico esta um dos mercados de consumo em expansao que eh a Africa. Enfim, essa eh a ”terra prometida”, da qual a nenhum profeta foi permitido revelar.
"

Um comentário: